O presidente Lula e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), juntamente com Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica Federal, assinaram nesta quarta-feira (12) um contrato com a Caixa Econômica Federal para o empréstimo de R$ 1,7 bilhão ao estado. O ato foi realizado no Palácio do Planalto.
Os recursos serão destinados pelo governo para o financiamento de obras estaduais, por meio do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
O Finisa é gerenciado pela Caixa Econômica Federal e o empréstimo ao governo de Pernambuco tem a garantia da União. O prazo total de financiamento é de 120 meses, com 12 meses de carência, contados a partir dos dados de assinatura.
De acordo com a Caixa, este é o maior contrato de prestação com recursos próprios do banco para um ente subfederativo, no caso o governo de Pernambuco.
Durante entrevista coletiva, a governadora informou onde seria aplicado o montante. “Ele vai ser utilizado para rodovias, para acesso à água, segurança pública, construção de maternidades e requalificação dos nossos hospitais públicos; além do investimento em equipamento e manutenção das nossas unidades de segurança pública”, afirmou ela.
Participaram do ato de assinatura, além da presidente da Caixa, Rita Serrano, os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Jader Filho, das Cidades, e parlamentares da bancada de Pernambuco no Congresso Nacional.