Conheça Susa, nos Alpes da Itália, um local encantador e inesquecível; eis os detalhes
Para quem ama o turismo e busca experiências inusitadas, são inúmeras as opções no Brasil e no exterior.
É o chamado turismo alternativo, diferentes formas de viajar que buscam roteiros fora do portfólio turístico convencional e mais popular. O objetivo é explorar destinos menos conhecidos, descobrir culturas autênticas.
Nesta experiência que vivi na virada deste semestre, me aventurei em algo absolutamente inusitado e naturalmente ao alcance de turistas do Nordeste e de todo o Brasil: a região de Susa, localizada na província de Torino, na Itália, um fascinante e inesquecível.
A cidade de Susa está localizada nos Alpes italianos Cottian e é conhecida por sua beleza natural, rica história e cultura. Meu destino final era – ARMONA – (Gravere), a 7 km da cidade, no chamado Vale de Susa, que sempre foi a rota de trânsito que ligava a planície com os desfiladeiros alpinos em direção à França.
MUITAS ALTERNATIVAS
Aqui estão algumas das principais atrações turísticas da região de Susa, dependendo, claro, de cada estação do ano, pois há opções para inverno e verão. Tudo absolutamente sensacional:
Susa Antiga – A cidade de Susa tem uma história que remonta a tempos antigos. Você pode visitar o Arco de Augusto, um antigo arco romano ainda de pé, bem como as ruínas do Anfiteatro Romano.
O Museu Arqueológico de Susa também oferece uma visão fascinante da história da região.
Rocca di Exilles – Localizada a cerca de 20 quilômetros de Susa, a fortaleza de Exilles é uma imponente fortificação medieval. Construída no século XI, a fortaleza serviu como famosa prisão durante a Idade Média. Hoje você pode explorar as muralhas, torres e celas da fortaleza e aprender mais sobre sua intrigante história.
Monte Rocciamelone, a 3536 metros de altura, onde no topo está o santuário mariano mais alto da Europa, acessível a pé (na estação favorável, evidentemente), com vistas espetaculares de todo o arco alpin.
Sacra di San Michele – Localizado no Monte Pirchiriano perto de Susa, o Sacra di San Michele é um impressionante mosteiro beneditino do século X. O mosteiro fica no topo de uma colina e oferece vistas panorâmicas deslumbrantes dos arredores. Além disso, a arquitetura e os afrescos dentro do mosteiro são impressionantes.
Área de esqui ViaLattea
Para os amantes dos esportes de inverno, a região de Susa é o local ideal para a prática de esqui e snowboard. A área de esqui Via Lattea é uma das maiores e mais populares da Itália e oferece uma ampla variedade de pistas e elevadores para todos os níveis de habilidade.
Susa fica perto do Parque Natural Alpi Cozie.
O Parque abrange mais de 36 mil hectares no maciço montanhoso que separa o Vale de Susa do Vale de Chisone, onde você pode conhecer e visitar o Forte Fenestrelle (também conhecido como a maior muralha chinesa da Europa) uma bela reserva área que abriga montanhas imponentes, vales pitorescos, flora e fauna diversificadas. É um ótimo lugar para caminhadas, observação da vida selvagem e apreciação da natureza.
Além dessas atrações, a região de Susa também é conhecida por sua gastronomia, com pratos tradicionais piemonteses e vinhos locais. Cito: Focaccia di Susa, Canestrelli,
Ah, e antes que eu esqueça, nessa viagem conheci o Genepy, uma bebida tradicional da região dos Alpes franceses e italianos.
É uma espécie de licor, produzido a partir da maceração das flores e folhas da planta Artemisia Genipy, que é um tipo de absinto. A planta cresce nas altas montanhas dos Alpes e é conhecida por seu aroma característico de ervas. Uma delícia!
COMO CHEGAR EM SUSA
Para ir de Turim a Susa/Gravere existem várias opções de transporte disponíveis
O carro alugado é certamente a opção mais conveniente, a partir do Aeroporto de Turim, até Gravere. A distância entre as duas cidades é de aproximadamente 45 km e a viagem leva cerca de 1 hora, dependendo do tráfego.
Você pode pegar um trem de Turim até Susa. O trem não chega até Gravere. Em seguida, pegar um táxi ou combinar com donos de pousadas que oferecem traslado especial.
INDÚSTRIA DO TURISMO
Cresce cada vez mais o número de pessoas que buscam esse tipo de roteiro. Mas é importante saber que, ao se engajar no turismo alternativo, é deve-se respeitar as culturas, tradições e meio ambiente das comunidades visitadas.
Esteja ciente dos impactos sociais ,econômicos e ambientais de suas viagens e procure apoiar iniciativas sustentáveis e responsáveis.
Enquanto isso, o turismo continua com o seu relevante papel na economia de todos os países, inclusive do Brasil.
Em 2023, a atividade turística no mundo deverá alcançar os níveis pré-pandêmicos, com recuperação de mais de 95% da sua capacidade de movimentação financeira.
É o que indica a Pesquisa de Impacto Econômico (EIR) de 2023, divulgada pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). A previsão é que o setor movimente US$ 9,5 trilhões nas economias dos países, representando 9,2% do PIB mundial. Neste ano, o setor também deve criar 24 milhões de empregos no mundo.
Conheça Susa, nos Alpes da Itália, um local encantador e inesquecível; eis os detalhes apareceu primeiro em WSCOM.