Todos os cenários são positivos para queda robusta dos juros em agosto, afirma Tebet

52621767145 544494f92f c

Para a ministra do Planejamento e Orçamento Simone Tebet, o Brasil apresenta atualmente “todos os cenários” para que haja um recuo robusto na taxa de juros a partir de agosto. Em entrevista à Globonews, Tebet destacou que, além da desaceleração da inflação, as quedas nas taxas de juros de longo prazo e a aprovação do novo arcabouço fiscal corroboram esse cenário, que atualmente é muito diferente do observado em 2022.

“Quando a Selic chegou em 13,75%, tínhamos uma inflação de 10,0% e um juro real de 3,75%, no máximo 4,0%. Agora a situação é a inversa: continuamos com 13,75% mas com uma inflação muito baixa, os juros reais no Brasil estão entre os maiores do mundo”, explicou a ministra.

E emendou: “Claro que isso sozinho não é o suficiente para baixar os juros, nós sabemos que o que faz essa taxa é a expectativa de podermos ter uma inflação maior nos próximos anos, mas hoje tudo está depondo a favor de uma queda acentuada na Selic.”

Na entrevista, Tebet ainda destacou que, além da definição do número e intensidade dos cortes nos juros, foi importante que ao menos parte do Banco Central reconheceu que a situação socioeconômica do País é muito distinta em relação ao ano passado.

Todos os cenários são positivos para queda robusta dos juros em agosto, afirma Tebet appeared first on InfoMoney.

Estadão Conteúdo

Lei Organica Nacional

Lei organica Nacional

FEIPOL – NE

feipol

COBRAPOL

COBRAOL

NOVA CENTRAL SINDICAL

App do Sindao, disponível no Google Play