Carros populares: vendas já consumiram 64% do dinheiro reservado para o programa

fiat 1

Em menos de 15 dias, as vendas de carros populares já consumiram 64% de todo o dinheiro reservado pelo governo federal para o programa de descontos de veículos 0 km. Isso porque as montadoras já pediram R$ 320 milhões dos R$ 500 milhões disponíveis — uma alta de 88% em apenas três dias, em relação aos R$ 170 milhões divulgados na sexta-feira (16).

A FCA Fiat Chrysler disparou na lidera os pedidos, com R$ 130 milhões (mais de 40% de todo o dinheiro solicitado por todas as empresas). Ela é a montadora com mais modelos com subsídio do governo e fez um “Dia D” de ofertas no fim de semana para estimular as vendas. Agora, pediu mais R$ 100 milhões.

Na sequência aparece a Volkswagen, que estava empatada com a Fiat na sexta (com R$ 30 milhões) e subiu sua solicitação para R$ 50 milhões (“apenas” R$ 20 milhões a mais). Depois vêm Peugeot/Citroën (R$ 40 milhões), Renault (R$ 30 milhões), Chevrolet – General Motors e Hyundai (R$ 20 milhões cada uma) e Honda, Nissan e Toyota (R$ 10 milhões cada uma).

O governo considera a Jeep como parte do grupo FCA Fiat Chrysler, junto com a Fiat, e a Peugeot e a Citroën como uma montadora só. Mas as quatro empresas fazem parte do mesmo grupo automotivo: a Stellantis. Já a General Motors (GM) é a dona da Chevrolet.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) afirmou em nota que a relação de automóveis incluídos no programa não mudou: são 266 versões de 32 modelos. Os descontos patrocinados pelo governo vão de R$ 2 mil a R$ 8 mil por veículo (que custam até R$ 120 mil), mas as montadoras podem aplicar descontos adicionais por conta própria.

A Jeep, por exemplo, reduziu o preço do Renegade em até R$ 15 mil para entrar no programa e ganhou mais R$ 4 mil de subsídio do governo (e, com isso, o preço da versão Sport do SUV caiu R$ 19 mil). Outras montadoras fizeram o mesmo com outros utilitários esportivos, para se aproveitar do programa.

 

(Esta reportagem está em atualização)

 

 

Carros populares: vendas já consumiram 64% do dinheiro reservado para o programa appeared first on InfoMoney.

Lucas Sampaio

Lucas Sampaio