Campos Neto diz que Galípolo tem capacidade para ser diretor do BC, mas não foi escolha sua

52845645583 5880924190 k

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta segunda-feira, 22, em seminário do jornal Folha de S.Paulo, que o indicado à diretoria de Política Monetária do BC, Gabriel Galípolo, tem capacidade técnica para assumir o posto, assim como o técnico do BC que foi apontado para a cadeira de Fiscalização, Ailton Aquino. Mas ele destacou que não foi uma escolha sua. “Fiquei sabendo através da mídia”, comentou.

Sobre uma possível sucessão de Galípolo, hoje secretário-executivo do Ministério da Fazenda, para a presidência do BC, Campos Neto afirmou que seria deselegante comentar, até porque o número 2 de Fernando Haddad ainda nem foi sabatinado.

Ao anunciar a indicação de Galípolo para o BC, Haddad disse que Campos Neto havia sido a primeira pessoa a mencionar a possibilidade de o secretário-executivo da Fazenda tornar-se diretor da autoridade monetária.

“Qualquer indicação para o BC que venha de fora vai saber que tem um quadro muito técnico e que, se quiser desviar muito da opinião técnica, vai ter que ter um processo de convencimento, que é técnico. Se, depois disso, algum diretor tiver opinião muito diferente do quadro técnico e dos outros diretores, vai ter um debate, que vai se refletir na comunicação do BC. A sociedade e os mercados vão julgar ao longo do tempo os resultados”, comentou Campos Neto, no seminário.

Saiba mais:

Críticas de Lula sinalizam falta de conhecimento sobre processo de autonomia do BC, diz Campos Neto

Segundo ele, é saudável ter divergência nas decisões do Comitê de Política Monetária (Copom). Para Campos Neto, com o processo de autonomia e transição de governos, vai diminuir a unanimidade, mas isso vai ocorrer dentro de um ambiente técnico e saudável.

O presidente do BC disse ainda que a autonomia indica que o governo tem o direito de escolher os diretores.

Sobre a autonomia do BC, Campos Neto disse que é importante avançar na parte administrativa e financeira, algo que fica para os seus sucessores.

A autonomia hoje do BC é apenas operacional. Sobre uma possível revisão da independência formal, o presidente do BC disse que é uma questão para o Congresso.

Campos Neto diz que Galípolo tem capacidade para ser diretor do BC, mas não foi escolha sua appeared first on InfoMoney.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Lei Organica Nacional

Lei organica Nacional

FEIPOL – NE

feipol

COBRAPOL

COBRAOL

NOVA CENTRAL SINDICAL

App do Sindao, disponível no Google Play