Marina Silva diz que Amazônia precisa de “Plano Marshall” para evitar destruição sem volta

marina silva1

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, pediu, nesta terça-feira (16), a oito países amazônicos para se unirem a fim de evitar que a floresta tropical chegue a um ponto de destruição sem volta, o que pode acontecer se um quinto das árvores for perdido.

A ministra disse que um esforço do tamanho do Plano Marshall pós-Segunda Guerra Mundial é necessário para salvar a maior floresta tropical do mundo e riqueza incalculável de biodiversidade de chegar a um ponto sem retorno, quando especialistas dizem que a Amazônia vai secar e se transformar em Cerrado.

Ministros, diplomatas, líderes indígenas, especialistas em clima e ambientalistas brasileiros iniciaram uma conferência preparatória de três dias para uma cúpula amazônica que debaterá medidas para proteger a floresta, em 8 e 9 de agosto, em Belém.

A cúpula presidencial é uma tentativa de levar os países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) a agirem juntos para preservar a Amazônia e promover o desenvolvimento sustentável em uma região ameaçada por madeireiros ilegais e garimpeiros, traficantes de animais e narcotraficantes.

A organização foi iniciada em 1978 por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. A Guiana Francesa, um território ultramarino da França, é convidada para as reuniões.

“Não podemos ultrapassar 20% de destruição da Amazônia que é o ponto de não retorno”, disse Marina.

A construção de mercados para os produtos amazônicos, como açaí, guaraná, castanha-do-pará, cacau, abacaxi e outras frutas e matérias-primas, é necessária para proporcionar sustento aos habitantes da região e construir uma economia sustentável, acrescentou a ministra.

As lideranças indígenas afirmam que suas comunidades na Amazônia são as melhores guardiãs da floresta e o reconhecimento de suas reivindicações de terras ancestrais é fundamental para a preservação da diversidade biológica e cultural da região.

“Garantir nossos direitos territoriais é essencial para o desenvolvimento sustentável e a luta contra as mudanças climáticas”, disse Kleber Karipuna, coordenador da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), a principal organização indígena do Brasil.

O climatologista Carlos Nobre disse que 18% da floresta já foi destruída até agora.

Nas reuniões serão ouvidas propostas de coordenação das forças policiais dos oito países para tratar de questões transfronteiriças.

Marina Silva diz que Amazônia precisa de “Plano Marshall” para evitar destruição sem volta appeared first on InfoMoney.

Reuters

Reuters