SINDAOPCPB PARTICIPA DO XXVIII CONGRESSO NACIONAL DA COBRAPOL EM BRASÍLIA E DEFENDE REPRESENTATIVIDADE PLURAL NAS INSTITUIÇÃOS

Brasília – DF, 04 e 05 de fevereiro – O Sindicato dos Agentes Operacionais de Polícia Civil do Estado da Paraíba – SINDAOPCPB, representado pelo seu presidente, Charles Lustosa, participou ativamente do XXVIII Congresso Nacional da Confederação Brasileira de Policiais (COBRAPOL), realizado esta semana na capital federal. O evento, que reuniu representantes de todo o país, teve como ponto central a atualização do estatuto da Confederação, com debates fundamentais sobre a estrutura de representação sindical.
Em uma contribuição decisiva para o debate nacional, o presidente Charles Lustosa defendeu com firmeza a pluralidade sindical nas bases da Confederação. Em sua fala, representando a Paraíba, Charles Lustosa destacou que a manutenção da voz direta dos sindicatos filiados à COBRAPOL é essencial para a verdadeira representatividade de classe. Atualmente, sete estados brasileiros contam com mais de um sindicato filiado à Confederação, realidade vivida na Paraíba.
“Manter o direito dos sindicatos de atuarem diretamente na base nacional da Confederação é garantir a voz direta das bases sobre temas de grande repercussão geral. Deixar a representação exclusivamente a cargo das federações regionais seria excluir parte da categoria e constituir um retrocesso inadmissível para o movimento sindical”, afirmou Charles Lustosa, que já foi filiado à Federação do Nordeste em 2023.
O modelo proposto pela federação regional, a do Nordeste, centralizou a discursão com a representação dos estados em uma única entidade, foi objeto de intensa discussão, no entanto, foi voto vencido na plenária. A posição defendida pelo SINDAOPCPB e por outros sindicatos que valorizam a participação direta, no entanto, foi o que prevaleceu como posto no texto que consolida o modelo atual de multi-participação sindical, garantindo que a Confederação continue sendo formada diretamente pelos sindicatos, e não por federações regionais ou por redução de sindicatos por estado.
“O resultado, embora não tenha sido o que idealizávamos em relação ao modelo federativo, assegurou o princípio da participação direta dos sindicatos na Confederação. É uma vitória da democracia interna e da pluralidade de ideias”, avaliou o presidente do SINDAOPCPB.
Novo Estatuto Aprovado e Eleições Marcadas
Ao final dos trabalhos, os diretos da COBRAPOL aprovaram o novo estatuto institucional, consolidando as regras que regerão a COBRAPOL nos próximos anos. O clima foi de dever cumprido e de união em torno do que foi considerado o melhor estatuto para o momento da instituição. Os participantes parabenizaram a condução democrática e técnica do presidente da COBRAPOL, Giancarlos, que comandou os trabalhos.
O presidente Giancarlos também fez um importante anuncio: o próximo Congresso da COBRAPOL, que terá como pauta principal a eleição da nova diretoria, já está marcado para os dias 28 e 29 de maio, também em Brasília-DF.
Sobre o SINDAOPCPB
O Sindicato dos Agentes Operacionais de Polícia Civil do Estado da Paraíba – SINDAOPCPB segue comprometido em representar com autonomia e força os interesses de sua categoria, participando ativamente das discussões nacionais para defender uma representatividade sindical verdadeiramente plural e democrática, sempre com o foco no fortalecimento das bases e na luta pelos direitos dos servidores públicos com espaço aberto para dialogo e responsabilidade aos princípios que norteiam a administração publica.










