Hytalo Santos e marido estão em penitenciária da PB que opera com quase 200 presos acima da capacidade

Os influenciadores Hytalo Santos e seu marido, Israel Vicente, o Euro, foram transferidos nesta quinta-feira (28) para a Penitenciária Desembargador Flóscolo da Nóbrega, em João Pessoa, conhecida como presídio do Róger. A unidade prisional é uma das mais importantes da capital paraibana e opera com 190 presos acima da capacidade. Os dois chegaram ao estado no final da tarde.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o presídio abriga atualmente 890 detentos, embora sua capacidade seja de 700 presos, o que representa um excesso de 27%. Apesar do problema, o diretor da penitenciária, Edmilson Alves, garante que a rotina do presídio não é comprometida e afirma que diversas melhorias foram implementadas nos últimos anos.

Em fevereiro de 2024, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) realizou uma inspeção no presídio do Róger, com o objetivo de avaliar as condições estruturais e de atendimento aos custodiados.

Durante a inspeção, foram verificadas a inclusão de melhorias e iniciativas implementadas na penitenciária, como a construção de uma sala com divisórias apropriadas para a realização audiências judiciais remotas (audiências de custódia), a inauguração da primeira cela do novo pavilhão que estava sendo construído no presídio, bem como a instalação de lâmpadas de LED nas guaritas para melhorar a iluminação geral do seu entorno.

Os influenciadores vão ficar os cinco primeiros dias em uma ala de adaptação no presídio. Depois disso, vão para o pavilhão de pessoas da comunidade LGBTQIA+ e também podem tomar banho de sol.

De acordo com o diretor da unidade prisional, Edmilson Alves, o casal vai dividir o espaço com outros quatro detentos. O pavilhão não possui celas individuais e mede aproximadamente 3 metros de largura por 15 de comprimento.

Hytalo e Euro foram transferidos de São Paulo para a Paraíba nesta quinta-feira (28). Eles deixaram a penitenciária de São Paulo por volta das 11h e chegaram à Paraíba por volta das 17h12. O casal de influenciadores foi levado de carro e com escolta policial para o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

De acordo com o secretário de administração penitenciária da Paraíba, João Alves, os familiares precisam realizar cadastramento presencial para as visitas.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), as visitas ao presídio do Róger são exclusivamente aos domingos, e os visitantes precisam também comprovar vínculo familiar, como cônjuge, companheiro ou parentesco com os detentos.

A unidade prisional em que os dois estão presos é uma das mais importantes da capital paraibana e opera com 190 presos acima da capacidade.

Os influenciadores chegaram à Paraíba por volta das 17h, de ontem, quinta-feira (28/08)  seguiram para o Instituto de Polícia Científica (IPC), para realização de exames, e depois foram conduzidos ao presídio do Róger.

Segundo o diretor da unidade prisional, ao chegarem ao presídio, Hytalo e o marido preencheram um formulário sobre condições de saúde e comorbidades, além de registrar foto para o Sistema de Administração Penitenciária da Paraíba.

Redação

Foto:TV CaboBranco

Redação

Redação

feipol