Câmeras corporais para policiais da Paraíba chegam ao Brasil, mas secretaria de segurança ainda não tem data para implantação
As primeiras câmeras corporais destinadas aos policiais da Paraíba já chegaram ao Brasil, mas ainda não há uma data definida para o início do uso dos dispositivos. Segundo a Secretaria da Segurança e da Defesa Social, os equipamentos aguardam liberação da Receita Federal antes de serem encaminhados para a central de distribuição da empresa fornecedora.
Somente após essa etapa, as câmeras serão enviadas à Paraíba para que se inicie o processo de implantação e treinamento dos policiais. A Secretaria informou que ainda não recebeu uma previsão para a liberação dos equipamentos e destacou que o tempo necessário para a capacitação dos agentes dependerá da chegada das câmeras ao estado.
Em dezembro de 2024, a Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba firmou um contrato de R$ 3,53 milhões para a aquisição de 500 câmeras corporais. Os equipamentos serão utilizados por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Detran-PB.
A empresa vencedora da licitação foi a Advanta Sistemas de Telecomunicações e Serviços de Informática LTDA, com um contrato firmado para duração de três anos. O modelo de câmera escolhido registrará toda a atuação dos policiais, com exceção de algumas situações específicas que serão regulamentadas pelo Ministério da Justiça.
Ademais, a Paraíba foi selecionada em um edital do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para receber R$ 5,5 milhões destinados à compra de câmeras corporais adicionais para a Polícia Militar. Os equipamentos deverão seguir os critérios estabelecidos pelo Governo Federal.