Em menos de 11h, a PRF tira de circulação mais três veículos e detém condutor embriagado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba realizou diversas ações na última quarta-feira (05), resultando na detenção de quatro pessoas e na apreensão de três veículos. As ocorrências, que ocorreram entre a manhã e a noite, abrangeram desde a recuperação de veículos roubados/furtados, adulterados e com registro de apropriação indébita até o flagrante de um condutor dirigindo sob efeito de álcool.

A primeira ocorrência se deu em João Pessoa-PB, na sede da PRF, localizada às margens da BR-230, às 10h50. Momento em que um homem de 22 anos, que conduzia um Fiat Palio, compareceu à sede da PRF para realizar uma vistoria. Durante o procedimento, foi constatado que havia um boletim de ocorrência registrado em 2023, na capital paraibana, em que o proprietário legal do veículo declarava haver negociado o veículo com um homem, que não cumpriu o acordo e se apropriou indevidamente do automóvel. O condutor do veículo afirmou que o carro pertence a seu pai e que este havia recebido como parte do pagamento de uma dívida. Diante das informações legais, foi constatada, a princípio, a ocorrência de apropriação indébita de veículo. O condutor foi detido e poderá responder criminalmente por apropriação indébita. 

Em Sobrado-PB, na BR-230, km 70, por volta das 15h50, durante patrulhamento tático, policiais do Núcleo de Operações Especiais (NOE) visualizaram um veículo Fiat Strada sem placa dianteira. Após abordagem e fiscalização, foi constatado que o condutor, um homem de 25 anos, não possuía documentação do veículo, alegando tê-lo comprado recentemente por um preço abaixo do mercado. Ao verificar a placa traseira, foi constatado que a mesma estava em desacordo com a resolução do Contran – Conselho Nacional de Trânsito. Durante procedimento avançado de identificação veicular, foram encontrados indícios de adulteração nos sinais identificadores, sendo possível identificar o veículo original com restrição de Roubo/Furto, fato ocorrido em outubro de 2024 no município de Coronel Ezequiel-RN. Diante da situação, o condutor foi detido e encaminhado para Delegacia de Polícia Judiciária de Sapé-PB, onde poderá responder criminalmente por receptação de veículo e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. A picape passará pelos trâmites cabíveis para ser devolvida ao seu legítimo proprietário. 

Já no município de Pombal-PB, também na BR-230, desta vez no km 408, próximo à Unidade Operacional (UOP) da PRF no município,  às 16h40, durante fiscalização de rotina, equipe abordou uma caminhonete Fiat Strada Freedom que transportava uma motocicleta Honda CG 160. O condutor da picape, um homem de 32 anos, e o passageiro de 41 anos foram identificados. A equipe notou que as placas da Fiat Strada não seguiam os padrões, indicando possível adulteração. Durante a identificação veicular, foi confirmado que o veículo possuía sinais de adulteração nos seus elementos, além de portar placas falsas. Após verificação, constatou-se que o veículo havia sido furtada em janeiro deste ano em Recife-PE. O condutor relatou ter comprado o veículo por meio de anúncio em uma rede social de um conhecido. Diante dos fatos, o indivíduo foi encaminhado para a Delegacia de Polícia do município, onde poderá responder criminalmente por adulteração e receptação. O veículo passará pelos trâmites necessários para ser devolvida ao seu legítimo dono. A motocicleta, sem irregularidades, foi entregue ao passageiro

A última ocorrência criminal registrada no dia se deu em João Pessoa-PB, na BR-230, km 21, por volta das 21h20, durante rondas, policiais do NOE visualizaram um veículo Chevrolet Onix transitando em zigue zague pondo em risco a vida de outros usuários da rodovia. Após ordem de parada com sinais sonoros e luminosos, o condutor desobedeceu inicialmente, mas obedeceu a uma nova ordem. Ao abordar o veículo, a equipe notou que o condutor apresentava dificuldades em abrir os vidros e, ao perceber a presença da polícia, tentou fugir, sendo contido pela equipe. Ao descer do veículo, o condutor, um homem de 41 anos, apresentava dificuldade ao andar, com desequilíbrio, forte odor etílico, olhos vermelhos, vestes desordenadas e fala embargada. Foi solicitado sua documentação e do veículo, e diante da situação aparente de embriaguez, após 15 minutos da abordagem, foi ofertado o teste de etilômetro, que foi recusado pelo condutor. Diante da situação, foi elaborado um termo de constatação por embriaguez ao volante. O condutor foi informado e assegurado de seus direitos constitucionais. Contudo, a todo momento se manteve agressivo e exaltado. Ele foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Judiciária para os procedimentos de praxe, e o veículo foi recolhido por infrações administrativas.

PB Agora com informações da PRF

Redação

Redação