Após violência em Santa Cruz e Sport, governo proíbe torcidas em 5 jogos
Depredação de lojas, ataques e confrontos entre torcidas organizadas. Cenas de selvageria nas ruas do Recife marcaram o clássico entre Santa Cruz e Sport no último sábado (01/02. A Polícia Civil de Pernambuco confirmou que pelo menos 14 pessoas ficaram feridas em confrontos entre torcedores dos dois times, em vários pontos da cidade.
Após a “guerra de torcidas”, a governadora Raquel Lyra (PSDB) convocou reunião com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para discutir providências contra a violência.
“Estamos trabalhando desde o primeiro momento para punir os vândalos responsáveis pela barbárie vista mais cedo no Recife”, declarou a governadora.
A governadora do estado de Pernambuco anunciou que proibirá a presença de torcedores de Sport e Santa Cruz nos próximos cinco jogos das equipes.
A medida será válida para as partidas em todo o estado e em todas as competições em andamento. A determinação será publicada em edição extra do Diário Oficial.
Autoridades prometem punição
A decisão de proibição das partidas foi tomada pela governadora do estado, Raquel Lyra (PSDB), o procurador-geral de Justiça do estado, José Paulo Xavier e o desembargador Mauro Alencar, do Tribunal de Justiça de Pernambuco.
“Estou trabalhando com a equipe do governo desde o primeiro momento, e tomando as devidas providências para punir os vândalos responsáveis pela barbárie vista mais cedo no Recife. Cerca de 700 policiais estão destinados para a missão…Os verdadeiros torcedores e a população não podem e não vão ficar acuados pelos que usam o futebol para praticar violência”, publicou a governadora nas redes sociais.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), também se manifestou, defendendo punição rigorosa aos envolvidos.
“O que vimos hoje foram cenas criminosas no confronto entre vândalos que usam o futebol para praticar violência. É urgente a identificação e uma punição severa para esses delinquentes”.
As brigas generalizadas aconteceram antes do clássico entre Santa Cruz e Sport, pelo Campeonato Pernambucano, que foi mantido apesar da confusão. As brigas ocorreram antes do Clássico das Multidões, pelo Campeonato Pernambucano, e se espalharam por diferentes bairros da cidade.
Diversos vídeos publicados nas redes sociais mostram cenas de extrema violência. Seis delas já receberam alta, enquanto três seguem internadas no Hospital da Restauração. Em um deles, é possível ver um homem sendo violentado com um bastão.
A Polícia Militar empregou 680 agentes na segurança da partida, realizada no estádio do Arruda, que terminou com vitória do Santa Cruz por 1 a 0.
As diretorias do Santa Cruz e do Sport publicaram notas de repúdio. O Sport afirmou que o futebol deve ser um espaço de união e pediu providências imediatas das autoridades. O Santa Cruz, por sua vez, anunciou que irá reforçar medidas de segurança nos próximos eventos, incluindo o uso de reconhecimento facial para identificar envolvidos em atos violentos.