Investigado por transplante de órgãos infectados por HIV é preso após viagem a JP

O quarto envolvido na emissão de testes falsos que resultaram na infecção de pessoas com HIV no Rio de Janeiro foi preso na quarta-feira (16), ao desembarcar no Aeroporto do Galeão, vindo de um voo de João Pessoa. Cleber de Oliveira dos Santos faz parte da equipe do PCS Lab Saleme, laboratório que está sendo investigado por ter infectado seis pessoas com o vírus HIV após a realização de transplantes de órgãos contaminados.

A prisão de Cleber foi realizada pela Delegacia do Consumidor (Decon) e marca o cumprimento de todos os quatro mandados expedidos na última segunda-feira (14) como parte da operação. A operação, chamada “Verum”, já havia resultando na prisão de outros envolvidos. Walter Vieira, um dos sócios do laboratório, foi detido na mesma data, enquanto Ivanildo Fernandes dos Santos, o responsável técnico do laboratório, também foi preso.

Outro ponto da investigação foi a entrega voluntária de Jacqueline Iris Bacelar de Assis, que se apresentou à Polícia Civil na terça-feira (15). Ela é acusada de assinar os exames de HIV fraudulentos, utilizando um número de registro inativo de outra biomédica.

As investigações da Polícia Civil revelaram uma rede de fraudes envolvendo a falsificação de testes que permitiram que órgãos infectados fossem transplantados, colocando em risco a saúde de várias pessoas. A operação “Verum” busca responsabilizar todos os envolvidos neste esquema, que representa um grave atentado à saúde pública.

As autoridades continuam a investigar o caso, e novos desdobramentos são esperados à medida que as investigações avançam.

PB Agora

Redação

Redação