Operação integrada combate transporte turístico irregular na Paraíba
Com o objetivo de garantir a segurança dos turistas que chegam ao estado e combater o transporte de veículos turísticos irregulares, que não estão registrados no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) intensifica as fiscalizações em toda Paraíba. Nesse fim de semana, as ações foram realizadas nos municípios de Conde e Lucena, onde 42 veículos foram fiscalizados, incluindo ônibus, vans, micro-ônibus, carros particulares e táxis.
Durante a blitz, foram identificadas algumas irregularidades como guia de Turismo como condutor: alguns veículos desse tipo não possuíam cadastro no MTur. Buggy com placa particular: os agentes da Semob/Conde orientaram os motoristas a alterarem a categoria para Aluguel, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além de guia sem crachá visível e táxi realizando transporte de turismo sem permissão.
A coordenadora regional de Serviços Turísticos da PBTur, Maria José Belizario, ressaltou que as fiscalizações serão intensificadas durante todo ano, orientando os profissionais do setor sobre a importância de atuar conforme a determinação do Cadastur e do CTB.
As fiscalizações são realizadas de forma integrada, contando com a parceria da Secretaria Estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), o apoio das Superintendências Executivas de Mobilidade Urbana (Semob), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), das Guardas Civil Metropolitana e das Secretarias Municipais de turismo.
O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, destacou a importância de garantir a segurança dos turistas e reforçar o turismo legal em todo o estado. A secretária Estadual de Turismo, Rosália Lucas, enfatizou que as fiscalizações garantem um ambiente de negócios justo para os envolvidos.
PB Agora