Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem tem estreia mundial de obra de compositor italiano

A música “Big Apple Concerto para Clarinete e Orquestra”, do compositor italiano Tiziano Bedetti, será o destaque do concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, nesta quinta-feira, 21 de setembro, que terá regência do maestro Luiz Carlos Durier. O 6º concerto oficial da temporada 2023 começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com entrada gratuita.

A estreia mundial do concerto para clarinete e orquestra terá a participação, como solista, do clarinetista da orquestra jovem, Talles Ian Cipriano. Antes, a OSJPB vai executar “Bojarenes Inntogsmarsj – Entrada Triunfal dos Boyars”, de autoria do compositor sueco Johan Halvorsen.

Na sequência, após a estreia mundial do “Big Apple Concerto para Clarinete e Orquestra (Allegro, Moderato – with a rock beat, Fast)”, os jovens músicos encerram a apresentação com a “Sinfonia Popular nº 1 (Allegro Moderato, Expressivo com Fantasia, Com espírito – Baião,  Allegro)”, do compositor e pianista brasileiro, nascido em Porto Alegre (RS), Radamés Gnattali.

“Quando escolhemos o repertório para a sinfônica jovem nós primamos principalmente pela beleza e pela emoção, aquela música que vai tocar os corações e as almas dos ouvintes”, disse o maestro Luiz Carlos Durier.

“No repertório desse concerto, vai constar a Entrada Triunfal dos Boyars, do compositor sueco Johan Halvorsen,  e o destaque da noite será o Big Apple, um concerto  para clarinete e orquestra, do compositor italiano Tiziano Bedetti, que nos franquiou para que pudéssemos fazer a estreia mundial dessa obra excelente, que terá como solista Talles Ian Cipriano, primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba”, explicou.

“Nós estamos muito contentes porque temos grandes desafios artísticos, técnicos e musicais, que são sempre superados com muita afinidade entre as ideias e a execução dos jovens e talentosos músicos da orquestra jovem”, completou o maestro.

Para o clarinetista Talles Ian Cipriano, tocar com a orquestra jovem sempre é fantástico e supera as expectativas. “Ainda mais nesse concerto, onde eu vou ter o privilégio de ser o solista de uma peça onde iremos ter a oportunidade de estrear mundialmente. É aquela sensação de felicidade e de muita responsabilidade, uma vez que essa peça realmente não tem nenhuma referência em nenhum lugar, em nenhuma mídia social, e eu vou poder deixar a minha identidade, deixar um pouco do que eu venho desenvolvendo com os meus professores e com as minhas experiências com a orquestra”, destacou o solista.

“É uma sensação de gratidão por essa oportunidade e, ao mesmo tempo, de muita responsabilidade, tanto da orquestra, quanto da minha pessoa enquanto solista. Então eu acho que a expectativa maior é essa de realmente poder mostrar algo inédito e, mediante a isso, eu poder colocar a minha identidade nessa música”, finalizou.

A estreia mundial do Big Apple foi divulgada em portais e jornais italianos, que destacaram o trabalho da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, o maestro Luiz Carlos Durier e a importância dessa primeira execução para o compositor Tiziano Bedetti, natural de Adria, da região do Vêneto, na Itália, professor do Conservatório de Música Antonio Buzzolla.

O Concerto Big Apple é uma composição para clarinete solo e orquestra sinfônica de Tiziano Bedetti escrita em 2001, encomendada pelo patrono americano Lawrence Dow Lovett e dedicada ao clarinetista nova-iorquino David Shifrin. A música mistura atmosferas que representam a vivacidade da metrópole de Nova Iorque e as suas inúmeras influências musicais desde o jazz de Benny Goodman ao rock, funk e minimalismo, tudo na forma clássica do concerto.

O solista

Talles Ian Cipriano (clarinete) – Natural de Picuí (PB), Talles Ian iniciou sua trajetória musical em banda de música no ano de 2008.  É Bacharel em Música com habilitação em clarinete, pela UFPB, na classe do professor mestre José de Arimatéia Veríssimo (Teinha).

Como clarinetista atuou na Banda Cinco de Agosto como primeiro clarinete, Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba, Banda Sinfônica José Siqueira, Marimbanda, Banda Aquariana. Atualmente é clarinetista principal da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e da Banda da Guarnição Federal de João Pessoa.

Como solista tem se destacado com as suas excelentes interpretações do vasto repertório para clarinete e, pela qualidade técnica e artística empregada no trabalho musical.

O regente

O maestro Luiz Carlos Durier, paraibano de João Pessoa, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 25 anos e foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante nove anos.

Concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical, ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência.

Na sua trajetória, Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Regeu ainda apresentações de artistas populares com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Jovem, a exemplo de Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar, Chico César e Santanna, O Cantador.

No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo brilhante desempenho profissional frente a OSPB.

Entrada – Não é cobrado ingresso para os concertos da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Os idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo. Há também cadeiras especiais para esse público. O programa deste concerto ficará disponível na bio da página da OSPB no Instagram: @orquestra.ospb.

Próximos concertos – A Orquestra Sinfônica da Paraíba apresentará concerto no dia 28 de setembro, e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, no dia 19 de outubro. Os dois concertos começam às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com entrada gratuita.

Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem tem estreia mundial de obra de compositor italiano apareceu primeiro em WSCOM.

Wallyson

Wallyson