Zelensky volta a apelar pelo apoio de Lula na guerra da Ucrânia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reiterou suas preocupações em relação ao posicionamento do governo brasileiro sobre ocupação russa em território ucraniano e voltou a manifestar o desejo de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereça apoio diante da crise. O Governo brasileiro tem se mantido neutro no conflito e afirmado que um eventual plano de paz precisa ser negociado com a participação da Rússia, mas a Ucrânia se recusa a discutir o assunto enquanto parte de seu território permanecer ocupado.
“Precisamos antes de tudo do Brasil, um país com influência no território da América Latina. E quero muito que o Brasil esteja integralmente ao nosso lado”, disse Zelensky em entrevista à emissora estatal portuguesa RTP.
“A guerra é em concreto na Ucrânia, as vítimas são concretamente os ucranianos. Não são os brasileiros, ou outros europeus, nem americanos. São concretamente dezenas de milhares de pessoas, centenas de milhares, que morreram ou ficaram feridas, são as nossas casas que foram atacadas ou bombardeadas, não as casas do Brasil ou de outros países”, afirmou o presidente ucraiano em outro momento da entrevista.
Ainda segundo ele, a proposta de paz da Ucrânia não é unilateral e o país está aberto a receber sugestões, desde que estas não comprometam a integridade territorial e a soberania do país.
Zelensky volta a apelar pelo apoio de Lula na guerra da Ucrânia apareceu primeiro em WSCOM.