Bia Haddad derruba campeã de 2017 e avança após estreia nervosa no US Open
A brasileira Beatriz Haddad Maia protagonizou uma estreia memorável no US Open ao derrubar a ex-número 3 do mundo e campeã do torneio em 2017, Sloane Stephens, em uma partida recheada de reviravoltas e emoções. A vitória por 6/2, 5/7 e 6/4, após 2 horas e 56 minutos de jogo, marcou o retorno triunfante da talentosa tenista paulista aos grandes palcos do tênis mundial. Bia Haddad Maia, atual número 19 do mundo, chegou a Nova York com poucos jogos recentes e enfrentou uma adversária, Sloane Stephens, que estava mais rodada, mas isso não a intimidou. A brasileira mostrou desde o início que estava determinada a fazer história no US Open deste ano.
O primeiro set viu Bia comandar o jogo com um impressionante desempenho no primeiro serviço, alcançando 77% de aproveitamento e vencendo 80% dos pontos com esse fundamento. Sua agressividade forçou mais erros da adversária, resultando em uma vitória por 6/2. No segundo set, Stephens reagiu, pressionando o serviço da brasileira e criando oportunidades de quebra, mas Bia manteve a calma, salvou três break points e manteve a intensidade. No entanto, a americana acabou levando a parcial por 7/5, depois de uma emocionante reviravolta. O terceiro set começou equilibrado, com Bia demonstrando sua agressividade e capacidade de lutar por cada ponto. Ela conseguiu quebrar o serviço de Stephens e abrir vantagem, mas a americana não desistiu facilmente. No entanto, a brasileira manteve sua determinação e fechou o jogo com um placar de 6/4.
Após a emocionante vitória, Bia Haddad Maia falou sobre sua abordagem mental no jogo: “Eu esperava uma grande batalha. Conheço ela [Sloane Stephens] há alguns anos, foi campeã aqui há alguns, então eu sabia que teria que trabalhar muito duro e focar no meu jogo. Acho que a chave foi me perdoar quando eu estava fazendo escolhas erradas porque tênis é assim. Os jogos são longos e mesmo quando eu estava um set e uma quebra à frente no segundo set, eu pensava ‘ok, vamos de novo.’ E no terceiro set aconteceu de novo quando eu estive à frente em duas ocasiões. Precisei aceitar e ser humilde. Acho que essa foi a chave hoje.” Com esta vitória, Bia avança para a segunda rodada do US Open e enfrentará outra americana, Taylor Townsend. Se vencer, poderá ter um confronto desafiador na terceira rodada contra a tcheca Karolina Muchova, número 10 do mundo e vice-campeã de Roland Garros.
Bia Haddad derruba campeã de 2017 e avança após estreia nervosa no US Open apareceu primeiro em WSCOM.