Tarifa de energia ficará mais cara para residências na Paraíba; Borborema terá aumento de mais de 11%

A partir do dia 28 de agosto, os consumidores residenciais da Paraíba sentirão um aumento na conta de energia. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o reajuste nas tarifas de energia, sendo 0,68% para os clientes da Energisa Paraíba e 11,98% para os consumidores da antiga área de concessão da Energisa Borborema, que engloba Campina Grande e região.

Os consumidores da Energisa Borborema tiveram as tarifas congeladas por 18 meses, mas serão afetados. Com a unificação da Energisa Paraíba e Energisa Borborema, o processo de Reajuste Tarifário Anual passará a ser único a partir do próximo ano.

O reajuste apresenta diferentes impactos nas tarifas:

Consumidores da Energisa Paraíba:

  • Para clientes de alta e média tensão (indústrias e grandes comércios), haverá uma redução de 10,63% na tarifa de energia.
  • Para clientes de baixa tensão (propriedades rurais, pequenos comércios, etc.), ocorrerá um aumento de 1,09% na tarifa de energia.
  • Para clientes residenciais, a tarifa de energia terá um aumento de 0,68%.

Consumidores da Energisa Borborema:

  • Para clientes de alta e média tensão, haverá um aumento de 14,44% na tarifa de energia.
  • Para clientes de baixa tensão, o aumento na tarifa de energia será de 12,32%.
  • Já para clientes residenciais, o reajuste será de 11,96% na tarifa de energia.

A ANEEL realiza esses Reajustes Tarifários Anuais com o intuito de ajustar o valor da tarifa vigente conforme o índice de inflação acumulado no último ano. Adicionalmente, durante esse processo, a ANEEL aplica um fator de ajuste para compartilhar com os consumidores os ganhos de eficiência obtidos pela empresa.

Tarifa de energia ficará mais cara para residências na Paraíba; Borborema terá aumento de mais de 11% apareceu primeiro em WSCOM.

Wallyson

Wallyson