WhatsApp Image 2023 03 30 at 12.25.25

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou, nesta segunda-feira (10), que a segunda etapa da reforma tributária, que tratará da cobrança de impostos sobre a renda, deverá tramitar no Congresso Nacional de forma simultânea à análise da Proposta de Emenda à Constituição que aborda os impostos sobre o consumo (PEC 45/2019) pelo Senado Federal.

Em entrevista ao podcast O Assunto, do portal G1, Haddad disse que não aguardará a conclusão da tramitação da primeira fase para introduzir o novo debate no parlamento e defendeu que a nova discussão “ande junto com o Orçamento”. O ministro defendeu, ainda, que Executivo e Legislativo compartilhem responsabilidades sobre o assunto.

“Nós temos que concluir a tramitação da PEC no Senado. Mas nós não vamos aguardar o final da tramitação para mandar para o Congresso a segunda fase da reforma. Porque ela tem que ir junto com o Orçamento. Então, do mesmo jeito que marco fiscal e PEC andaram juntos, [a reforma tributária no] Senado e o Orçamento vão ter que andar juntos com a segunda fase [da reforma tributária], que vai tratar desses assuntos”, afirmou.

“Para garantir as metas do plano fiscal, eu vou precisar que o Congresso aprecie essa segunda etapa junto com a peça orçamentária, porque a peça orçamentária terá como pressuposto a aprovação dessas medidas pelo Congresso. Caso contrário, terá que haver restrição da peça orçamentária. Então, ela tem que ir combinada. Se nós queremos, a partir do ano que vem, um Orçamento equilibrado, eu preciso que o Congresso consiga enxergar esse equilíbrio do ponto de vista da despesa e da receita. Se ele suprimir receita, vai ter que suprimir uma parte da despesa e dizer onde cortar”, prosseguiu.

“As peças vão juntas para que haja uma responsabilidade compartilhada entre Executivo e Legislativo”, frisou o ministro na entrevista.

O governo tem até o fim de agosto para encaminhar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024. Vale destacar que o Congresso Nacional deve iniciar o segundo semestre com a pendência de analisar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), que deveria ter sido votado em julho.

A Constituição Federal, inclusive, determina que o recesso parlamentar só pode ocorrer caso a peça tenha sido votada ‒ como isso não deve acontecer, a tendência é que deputados e senadores façam uma espécie de “recesso branco”, informal, em que apenas não haverá convocação de sessões, mas os prazos de contagem para a validade de medidas provisórias do governo não serão interrompidos.

mais informações em instantes

Haddad quer que segunda fase da reforma tributária ande junto com Orçamento no Congresso appeared first on InfoMoney.

Marcos Mortari