‘Tarcísio é um amigo a ser preservado’, diz Lira a Bolsonaro após hostilidades por reforma tributária
Durante uma ligação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após a aprovação do texto-base da reforma tributária na Câmara dos Deputados, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), afirmou ao ex-chefe do Executivo que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é “um amigo a ser preservado”.
“Falei com ele ontem, eu liguei para ele, colocando justamente, sem nenhum juízo de valor e independente de posicionamentos, que essa reforma nasceu no governo dele e foi tocada dentro do Congresso Nacional e que ela era do Brasil, mais nada do que isso. E fiz a ele uma observação de que o governador Tarcísio foi muito correto com o tratamento da PEC e que é um amigo que precisa ser, acima de tudo, preservado”, disse o presidente da Câmara.
A revelação de tal diálogo veio do próprio Lira, em entrevista na Câmara dos Deputados nesta sexta-feira (7). O governador de São Paulo passou a atuar pela aprovação da reforma de forma mais direta desde quarta-feira (5), após uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), quando os pontos que ainda travavam o apoio do estado paulista à PEC foram resolvidos.
A entrada de Tarcísio no lado “pró-reforma”, no entanto, gerou enorme insatisfação entre bolsonaristas radicais e também no próprio Bolsonaro, que era um ferrenho opositor da aprovação do texto. Em reunião com o PL nesta quinta (6), o governador foi hostilizado pelo ex-presidente e seus apoiadores. Bolsonaro chegou a ser filmado no evento dizendo em voz alta que “muitos ficaram chateados com Tarcísio, inclusive eu”.
‘Tarcísio é um amigo a ser preservado’, diz Lira a Bolsonaro após hostilidades por reforma tributária apareceu primeiro em WSCOM.