Lula diz que Bolsonaro coordenou tentativa golpe de Estado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta segunda-feira (19), que seu antecessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), coordenou a tentativa de um golpe no Brasil após ter sido derrotado por ele nas últimas eleições.
“Já está provado que eles tentaram dar um golpe. E coordenado pelo ex-presidente que agora tenta negar. Mas, quando perdeu as eleições, ele se trancou em casa para ficar preparando o golpe”, afirmou.
A declaração foi dada na segunda edição da live “Conversa com o Presidente”, transmitida pelo canal de Lula no YouTube e pelas redes sociais. A entrevista foi conduzida pelo jornalista Marcos Uchôa.
Durante a transmissão, Lula disse que “é preciso acabar com o clima de ódio que foi criado no mundo”. No Brasil, ele coloca Bolsonaro como um dos principais responsáveis pelo avanço do radicalismo e intolerância política.
“A gente não estava acostumado a isso. A gente disputava eleição, perdia, ganhava, a vida continuava”, disse ele, lembrando o relacionamento cordial mantido com adversários como os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, que completou 92 anos ontem (18), e José Sarney.
O presidente prometeu apuração rigorosa dos fatos relacionados aos ataques de 8 de Janeiro, que culminaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília. E assegurou que o direito à ampla defesa será assegurado aos investigados.
“Nós vamos apurar isso com muita tranquilidade. Todo mundo terá a chance de se defender”, disse.
“Vamos investigar. Quem tiver culpa no cartório vai pagar. Vai ser julgado pela Justiça comum e irá para a cadeia se tiver cometido crime. Senão, as pessoas voltam a viver suas vidas com tranquilidade. Mas nós não vamos aturar as pessoas que tentaram dar golpe e destruir a democracia do nosso país”, pontuou.
As falas de Lula ocorrem três dias antes de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciar o julgamento de uma das ações que podem tornar Bolsonaro inelegível.
O processo em questão trata do possível cometimento de crime eleitoral por Bolsonaro por transmitir ao vivo reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada na qual falou sobre possibilidade de fraude nas eleições. A expectativa é que sejam necessárias mais sessões para concluir o julgamento.
As declarações de Lula também vêm no contexto da revelação de um relatório da Polícia Federal, divulgado pela revista Veja, que fazia referência a um documento com instruções para um golpe de Estado obtido no celular do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
Lula diz que Bolsonaro coordenou tentativa golpe de Estado appeared first on InfoMoney.