Negociação da base financeira para energia de Itaipu pode levar anos, diz diretor

usina hidreletrica de itaipu brasil paraguai energia

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) – As negociações das novas bases financeiras de comercialização da energia da binacional Itaipu podem levar anos para serem definidas e aplicadas, segundo o diretor financeiro da hidrelétrica, André Pepitone.

A geração de Itaipu é compartilhada entre Paraguai e Brasil. Mas como os paraguaios não consomem toda a energia produzida pela usina, os brasileiros compram uma cota do país vizinho.

“Pelo ritmo que a gente observa, pela diferença entre Brasil e Paraguai, que vende energia ao Brasil e sempre vai querer mais… Eles falam em consumir a parte deles daqui a dez anos, e para isso teria que aumentar o patamar de crescimento”, declarou Pepitone à Reuters.

“Já o Brasil vai querer reduzir ao máximo. Eles (vão querer) aumentar ao máximo. São interesses antagônicos, então não é coisa para dias ou meses, é para (definir) em anos. Algo para anos de conversa”, adicionou o diretor.

Os valores da energia têm sido motivo de divergências entre os dois lados. Após um acordo comercial, o processo ainda precisa passar pelos Congressos de Brasil e Paraguai.

Um novo governo eleito no Paraguai deve assumir as negociações no segundo semestre, tornando as conversas ainda mais desafiadoras.

“Já tem grupos temáticos discutindo, mas com o novo governo do Santiago Peña vamos começar de fato as interlocuções”, disse, durante um evento no Rio de Janeiro.

O lado brasileiro deve apresentar sua proposta sobre o chamado Anexo C do Tratado de Itaipu, que estabelece as bases financeiras, a partir de agosto deste ano.

Em 2023, o acordo entre Brasil e Paraguai completou 50 anos e os governos buscam uma revisão de seu Anexo C.

As dívidas contraídas para a construção da usina já foram quitadas este ano, segundo Itaipu, abrindo espaço para novas negociações entre as partes.

Segundo o diretor, o Brasil fica em média com 85% da potência de Itaipu, e o Paraguai com restante.

A usina, no entanto, tem peso de quase 8% no PIB paraguaio, de acordo com Pepitone.

Negociação da base financeira para energia de Itaipu pode levar anos, diz diretor appeared first on InfoMoney.

Reuters

Reuters

Lei Organica Nacional

Lei organica Nacional

FEIPOL – NE

feipol

COBRAPOL

COBRAOL

NOVA CENTRAL SINDICAL

App do Sindao, disponível no Google Play