Nunes Marques será relator de ação do governo que questiona limite de votos na Eletrobras

52487126980 437767b917 c

O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi designado, nesta segunda-feira (8), o relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7.385) apresentada pela Advocacia Geral da União (AGU) que questiona item da Lei de Desestatização da Eletrobras que limita a participação da União e demais acionistas a 10% do direito de voto na companhia.

O magistrado já é relator de outras ações em tramitação no tribunal que questionam pontos ou o processo de desestatização da empresa.

Em decisões anteriores, Nunes Marques absteve-se de deferir pedidos cautelares e optou por requisitar informações das partes − do Advogado-Geral da União e do Procurador-Geral da República − sinalizando levar o caso diretamente a julgamento de mérito pelo Plenário, sem data programada.

Na presente peça, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfatiza não estar questionando a privatização, mas sim o dispositivo específico que, nas palavras da AGU, “reduziu drasticamente” os direitos políticos da União de forma “injustificável”.

No entendimento do governo, houve prejuízo de representatividade pela norma, já que a União não poderia mais exercer posição proporcional em votações ao volume de cerca de 43% das ações ordinárias que possui da companhia.

A privatização da Eletrobras foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2021. A empresa detém um terço da capacidade geradora de energia elétrica instalada no país. A companhia também detém quase a metade do total de linhas de transmissão.

(com Agência Brasil)

Nunes Marques será relator de ação do governo que questiona limite de votos na Eletrobras appeared first on InfoMoney.

Marcos Mortari

Marcos Mortari