Pacheco descarta medidas do Senado contra Campos Neto por política de juros

52845645583 c272897e4d c

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), descartou medidas da Casa contra o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pela manutenção da taxa básica de juros em 13,75%. Campos Neto é alvo constante de críticas do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e de ministros do governo, que defendem a queda da Selic. A lei de autonomia do BC fixa mandato de quatro anos para o presidente da instituição, blindando-o de interferências políticas.

Se Campos Neto apresentar desempenho insuficiente para alcançar os objetivos do BC, ele pode ser demitido após decisão do presidente da República, mas a decisão precisa de aval do Senado Federal.

“Não há cogitação de qualquer medida mais drástica em relação ao Banco Central. As críticas são à realidade fática da taxa de juros, que entendemos que está em patamar elevado. Não são críticas ao que fizemos no Senado de aprovar a autonomia do BC. Cabe ao Senado apontar, de forma responsável, o problema da taxa de juros e discutir soluções”, afirmou Pacheco em entrevista a jornalistas após participar de reunião da diretoria da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Em reunião na última quarta-feira, 3, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC manteve a Selic em 13,75%. Para Pacheco, há cenário favorável para redução da taxa básica.

Pacheco descarta medidas do Senado contra Campos Neto por política de juros appeared first on InfoMoney.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Lei Organica Nacional

Lei organica Nacional

FEIPOL – NE

feipol

COBRAPOL

COBRAOL

NOVA CENTRAL SINDICAL

App do Sindao, disponível no Google Play