Quase 70% dos consumidores da Grande João Pessoa pretende comprar presentes do Dia das Mães, diz Fecomércio


Pesquisa detalha perfil dos consumidores, expectativa de compras e principais itens buscados. Itens de vestuário estão entre os itens preferidos pelos filhos e filhas para presentear as mães. Reprodução/EPTV Quase 70% dos consumidores da Região Metropolitana de João Pessoa pretendem comprar presentes do Dia das Mães em 2023, segundo um levantamento feito pelo Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento (Indep) da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio). Os dados mostram ainda que os presentes preferidos da maioria dos consumidores são itens de vestuários, com 26,7% da preferência. Dia das Mães: 50 ideias de presentes por até R$ 150 A pesquisa foi feita entre os dias 24 e 28 de abril de 2023, por meio de 447 questionários respondidos por consumidores em pontos onde ocorrem as maiores concentrações de vendas da Região. Segundo a Fecomércio, os entrevistados foram escolhidos de forma aleatória, mas todos com 18 anos ou mais de idade. No total, 69,35% dos entrevistados disseram que pretendem presentear as mães no dia 13 de maio. Conforme avaliação do presidente da Fecomércio Paraíba, José Marconi Medeiros, o resultado é alto e pode estar relacionado, em parte, ao aumento do nível de emprego com carteira assinada e à redução da inflação nos últimos dois meses, além dos saques aniversários das contas do FGTS. “Esses fatores contribuíram para tornar os consumidores mais otimistas, e parte desse otimismo pode ser destinado às compras dos presentes do Dia das Mães”, disse. O levantamento mostra os itens mais procurados pelos filhos e filhas; os itens mais esperados pelas mães; expectativa de gastos nas compras; forma de pagamento; forma de compra; local de compra; e o perfil do consumidor. Itens que devem ser mais presenteados Itens de vestuário (26,77%) Perfumes (24,19%) Eletrodomésticos e eletroeletrônicos (13,23%), liderados por smartphones (24,39%), fogão (12,20%) e máquina de lavar roupa e liquidificador (9,76%) Calçados (11,94%) Bolsas (4,84%) Cosméticos (4,52%) Móveis (3,87%) Joias e bijuterias (35,55%) Itens mais esperados pelas mães Eletrodomésticos/eletroeletrônicos (27,94%), liderados por smartphones (26,32%), fogão (13,16%) e máquina de lavar, televisão e micro-ondas (10,53%). Previsão de gastos Os filhos pretendem gastar uma média de R$ 213,83 nas compras, valor superior em 6,53% quando comparado a 2022 (R$ 200,72). A maior parte dos entrevistados (37,10%) deve comprar presentes com valores até R$ 100, e 29,35% pretendem gastar entre R$ 101 e R$ 200. Já os presentes com valores acima de R$800 foram informados por 7,10% do total. Forma de pagamento A vista (55,16%), sendo da seguinte forma: em espécie (50,29%), pix (29,82%) e débito (19,88%) A prazo (44,52%), sendo da seguinte forma: cartão de crédito (99,28%) Os entrevistados pretendem economizar na hora da compra: 59,35% querem fazer pesquisa de preço, 21,29% desejam comprar presentes com preços mais baixos, 17,10% vão comprar no local que a mãe escolher e 6,13% pretendem comprar os presentes em conjunto com os familiares. Local das compras Shopping centers (47,10%) Lojas do Centro (33,87%) Internet (18,39%) Para escolher o local de compras, os consumidores consideram: Local onde os preços estiverem melhor (42,26%) Qualidade dos produtos oferecidos (28,39%) Acessibilidade (21,94%) Atendimento (20,97%) Conforto (12,58%) Promoções (10%) Perfil do consumidor Ao traçar o perfil dos entrevistados, verificou-se que as mulheres representam a maioria, com 59,51%. Do total, 53,24% dos entrevistados são solteiros, seguidos por 39,60% casados ou vivem em união estável, depois aparecem os divorciados (5,59%) e os viúvos (0,89%). No que condiz à faixa etária destes consumidores, a maioria possui entre 26 e 36 anos (31,99% do total), e 25,73% possuem idades entre 18 e 25 anos. Já em relação à escolaridade, 46,53% concluíram o ensino médio, seguidos por 23,71% que possuem ensino superior completo. De acordo com a pesquisa, o maior número de entrevistados possui renda mensal entre um e dois salários mínimos, representando um percentual de 33,78%. Em seguida, encontram-se os consumidores com rendimento de até um salário mínimo (33,11%) e superior a seis salários (3,36%). Ainda no que condiz à faixa de renda, 11,41% dos consumidores afirmaram não possuir rendimentos (representando os que não têm ocupação remunerada ou estão fora do mercado, são dependentes financeiros dos cônjuges ou estudantes). Em relação à situação financeira, a maior parte dos entrevistados (48,77%) afirmou que a situação financeira permaneceu semelhante à que tinha no ano passado. Já para um grupo de 29,08% a situação financeira está melhor este ano. Destes, 66,92% afirmaram ter recebido reajuste salarial ou aumento nas comissões sobre vendas. Já um grupo de 16,92% de entrevistados conseguiu quitar dívidas. Vídeos mais assistidos da Paraíba
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